terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Site que disponibiliza legendas é retirado do ar e causa polêmica

Do Diário OnLine

O site Legendas.tv, especializado em legendas de filmes e seriados, foi tirado do ar no último domingo (1º) em meio a uma polêmica com a APCM (Associação Anti-Pirataria Cinema e Música).

Os administradores do site alegam que, desde a segunda quinzena de janeiro, têm enfrentado problemas com o aumento no número de acessos no site, devido à reestréia, nos Estados Unidos, das séries mais populares entre os usuários, como "Lost" e "24 Horas".

A isso se somou uma decisão da APCM de tirar o site do ar alegando que "[disponibilizar as legendas para download] prejudica os interesses dos detentores de direitos autorais em um ou mais trabalhos protegidos por direitos autorais; os itens estão sendo oferecidos de uma maneira que não é autorizada por nossos membros, agentes ou pela lei". O servidor que hospeda o Legendas.tv acatou a decisão e bloqueou o acesso dos usuários ao site.

Em um comunicado oficial, o órgão diz: "A APCM confirma a informação de que solicitou a retirada do site Legendas.tv da rede mundial de computadores. É importante ressaltar que a ação aconteceu porque seus usuários estavam violando os direitos autorais. Quando um usuário faz a legenda não autorizada de uma obra audiovisual ele fere o trabalho de toda uma cadeia produtiva: produtores, autores, atores, atrizes, câmeras, roteiristas, diretores, marketeiros, produção de fábrica, do próprio tradutor e etc."

O Legendas.tv informou, em um comunicado divulgado na página, que está pesquisando novos servidores, mas, até esta quarta, continuava fora do ar. Os administradores disseram que o custo desse novo servidor pode ser alto e eles provavelmente precisarão receber doações de usuários.

A página conta com equipes de pessoas que produzem legendas de filmes e seriados estrangeiros e as disponibilizam para download gratuito. Esses grupos baixam os episódios e filmes pela internet e, a partir daí, produzem as traduções escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário